Gestão Democrática e Autônoma

(Continuidade da série de artigos sobre o Congresso de Mendes: Uma proposta de Professores)

Educação é algo muito sério e deve ser levado à sério no seu planejamento, execução e investimento. Questiono o aspecto da gestão e patrocínio da educação através de prática anti-cristã dos jogos de azar (raspadinhas e coisas do gênero). Isto apenas trás à luz da população como nossos governantes vêem a Educação: Apenas um "Jogo político".

A Gestão Democrática e Autônoma da Escola não pode ser vista como terceirização do Serviço Público (Aquele serviço essencial e exclusivo de responsabilidade do Estado) e muito menos com interesses globalizantes à serviço de emissoras sem escrúpulos que promovem programas repugnantes como "Amigos da escola".

Acredito que amigos da Escola precisam ser o Governo Federal, Estadual e Municipal, e não passar esta responsabilidade para a sociedade, que já vem sendo espoliada por planos econômicos de Governos incompetentes e mau intencionados.

A consciência e a prática democrática precisa ser exercida dentro da Escola, a fim de que toda sociedade possa saber colocar em prática sua cidadania de forma consciente, intervindo na realidade cruel em que vivemos, e assim transformá-la.

A eleição direta de Direção, a organização democrática da comunidade escolar, a dinamização dos grêmios estudantis, são elementos indispensáveis ao bom exercício da cidadania e democracia na Escola.

Vejamos o texto do Congresso de Mendes sobre a questão Gestão Democrática e Autônoma da Escola:

Eleger, em assembléia composta pela comunidade escolar, professores representantes para acompanhar a direção nas reuniões junto à Coordenadoria/SEE.

© Copyright 2001 - Prof. Vanderlei de Barros Rosas - Professor de Filosofia e Teologia. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil; Pós-graduado em Missiologia pelo Centro Evangélico de Missões; Pós-graduado em educação religiosa pelo Instituto Batista de Educação religiosa.


Pesquise abaixo sobre filosofia:

Elaborado e Idealizado por Rosana Madjarof — Mantido por Carlos Duarte